Uma antiga lenda Hindu conta o seguinte:

“Houve um tempo em que os homens eram deuses. Mas abusaram tanto desse seu estado, que Brahma, o mestre dos deuses, tomou a decisão de lhes retirar a divindade;


Resolveu escondê-la num lugar onde fosse absolutamente impossível encontrá-lo. Mas o grande problema era encontrar um esconderijo.


Brahma convocou então um conselho dos deuses menores para resolver o problema: “Enterremos a divindade do homem na terra”, foi a primeira ideia dos deuses.


“Não, isto não basta, pois o homem vai cavar e encontrá-la”, respondeu Brahma. “Então deitemos a divindade ao fundo dos oceanos”.


Mas Brahma não aceitou a proposta, pois achou que o homem um dia iria explorar as profundezas dos mares e acabaria por recuperá-la.


Então, concluíram os deuses menores: “Não sabemos onde escondê-la, pois não existe na terra ou no mar lugar onde o homem não possa alcançar um dia”.


Então Brahma pronunciou: “Eis o que vamos fazer com a divindade humana: vamos escondê-la no mais profundo dele mesmo, pois é o único lugar onde ele jamais pensará em procurar”.


Desde este tempo, conclui a lenda, o homem já deu voltas a toda a Terra, explora, escala, mergulha e cava, em todos os sítios e em todos os lugares, em busca de algo que se encontra, desde o principio, no interior dele mesmo”.

5 comentários:

Adriana ♣* disse...

Descobrir que não existe busca fora , só dentro, já é um grande passo...

Elaine disse...

Adão sentiu necessidade de uma auxiliadora, então Deus percebendo isso providenciou Eva de dentro de Adão, justo porque tudo o que queremos está dentro de nós...

Ricardo Antunes disse...

Perspectiva interessante Elaine...

mjoaob disse...

A base duma vida em equilibrio será sempre termo nos a nós próprios. É um longo caminho e nem todos chegarão lá...mas vale muito a pena.

Ricardo Antunes disse...

Concordo em absoluto!