O essencial

Ser sensível à folha que cai e à arvore que cresce no alto do monte é bem mais importante do que ganhar a "corrida" dos exames e fazer uma carreira brilhante. Os exames e a carreira não são a totalidade da vida. A vida é como um rio imenso, sem começo nem fim. Dessa corrente impetuosa tiramos um balde de água, e é essa água assim confinada que se torna a nossa vida.
(Krishnamurti in Cartas às Escolas).

Estamos muito perto do Natal. As pessoas correm apressadas de um lado para o outro à procura dos presentes para os seus entes queridos e para aqueles que não são tão queridos mas para os quais existe uma obrigação de oferecer algo. Os centros comerciais enchem, os parques de estacionamento ficam cheios, todos se enchem de stress e a economia funciona.
Quanto mais ganho consciência de tudo menos compreendo qual o sentido que isso tem.
Apesar de tudo o Natal é uma época linda, ruas iluminadas e em muitos casos as pessoas oferecem verdadeiras provas de amor aos outros. O que demonstra que afinal talvez ainda seja possivel apesar de tudo.
E que no final, talvez sejamos mesmo todos irmãos.

E que talvez que não seja assim tão importante essa corrida toda por metas, objectivos, dinheiro, casas, carros e afins.

1 comentário:

Adriana ♣* disse...

Deixo aqui algumas palavras do seu compatriota Antonio Alçada Baptista:

"Tudo me leva a crer que as marcações que nos deram para o desempenho da vida, passam ao lado do caminho por onde os nossos afectos poderiam fluir, conforme o que está escrito no mapa oculto do ser humano. Pressinto que continuamos fora do essencial e que as razões das circunstâncias - que, muitas vezes, são poderosas e reais - só servem para nos afastar dos enigmas que estão à frente das coisas e que nos caberia decifrar. Porque, algumas vezes até parece que a simplicidade emana do andamento da vida e que nos bastaria um pequeno gesto de espírito para passarmos para o lado de lá de tantas incomodidades que nos fazem viver como se tivéssemos calçado dois números abaixo da forma da alma."

António Alçada Baptistain